perguntas sobre autismo

11 abril 2012


O autismo é genético?

Sim. Os estudos sugerem uma herdabilidade muito alta, mais ainda quando se considera a presença de traços do espectro autista. Isto é, uma família pode ter um indivíduo com autismo e outros apenas com um atraso de linguagem, outros com interesses restritos, etc.Embora genético parece não existir um único gene que determina o autismo. Esses quadros são resultantes da combinação de diferentes genes. Os genes que tem tido mais estudos são aqueles que produzem moléculas de adesão celular, e os reguladores do funcionamento sináptico.

Quais os exames que tenho que fazer para saber se meu filho tem autismo?

O diagnóstico é clinico, e pode ser feito pela observação da criança, pela historia de vida e pelo preenchimento de alguns questionários que ajudam a formular o diagnóstico, como por exemplo a M-CHAT (questionário que tem uma versão em português). Além disso, por vezes pode-se investigar causas relacionadas com deficiências auditivas, visuais, erros inatos do metabolismo (exame feito na urina ou no sangue), intoxicação por chumbo, por cobre.

Os outros vão perceber que meu filho tem autismo?

A tendência é que a maioria das pessoas não perceba o quadro até os 5 ou 6 anos, quando as habilidades sociais e de comunicação estão muito bem estabelecidas na maioria das crianças, destoando da criança com autismo. Por isso é comum que pais escutem que seus filhos de 2 ou 3 anos não apresentam nenhum problema. Habitualmente pessoas que conhecem o quadro tem mais capacidade para reconhecer as diferenças de comportamento em crianças pequenas.

O autismo tem cura?

Não. No entanto essa é uma questão controversa. Tem ficado cada vez mais claro que não existe um autismo, mas centenas de diferentes subtipos. Alguns com muita limitação funcional, outros com grande capacidade de adaptação. Existem grupos de pessoas com autismo, Asperger, etc., que dizem não querer mudar o que são, e portanto não caberia o conceito de cura. Por outro lado, existem pessoas com importantes limitações e com grau de sofrimento que desejam e merecem receber tratamento. Até o momento, não existem tratamentos que curem essas pessoas, embora as intervenções precoces que tem sido realizadas vêm melhorando em muito a capacidade adaptativa desses indivíduos, assim como a qualidade de vida deles e de seus familiares.

Qual a sobrevida da pessoa com autismo?

A princípio não existe uma limitação da sobrevida ligada ao quadro do autismo. Assim, a expectativa de vida desses indivíduos dependerá dos mesmo fatores que contribuem para determinar a sobrevida em indivíduos.

Qual a diferença entre Síndrome de Asperger e TGD-SOE?

Como inicialmente exposto acima, esses são conceitos que estão para ser modificados. No entanto, os critérios atuais propõem que de uma lista de manifestações (ver CID-10 e DSM-IV) uma criança deve ser diagnosticada como TGD-SOE caso não preencha critério para nenhum outro TGD (isto é, autismo, Asperger, Rett e Desintegrativo), preencha critérios no domínio da sociabilidade e mais um ou mesmo dois dos outros domínios (comunicação e comportamento). O diagnóstico de TGD-SOE é possível de ser definido ainda que a criança tenha menos de seis sintomas no total. Porém vale ressaltar, que o DSM-V, a ser publicado em 2013 deverá reunir esses quadros sob o conceito de Transtornos do Espectro Autista.

Como percebo se meu filho tem autismo?

Toda a criança que apresentar dificuldades ou pouco interesse em interagir com as pessoas, olhar pouco nos olhos, apresentar poucos atos comunicativos, apresentar um padrão restrito de interesses pode merecer a avaliação de um profissional da saúde que tenha conhecimento acerca do desenvolvimento psíquico
fonte A&R

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, muito completo.

    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2012/04/19-esmalte-estreando-plaka-drk.html

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo