Temple Grandin

28 maio 2012

Era com essa frase que Temple Grandin (Claire Danes) se apresentava às pessoas. Temple foi diagnosticada com autismo aos 4 anos de idade, no ano de 1950. Na época, o médico, sem muita informação, aconselhou a mãe a interná-la em uma instituição, pois ela nunca seria capaz de se desenvolver como uma criança normal. Sra. Grandin (Julia Ormond) se recusou e começou ela mesma a educar sua filha, ensiná-la a falar e aprender a se comunicar com o mundo. Fez com que Temple fosse à escola e tivesse uma educação normal como qualquer adolescente.
Quando terminal o colegial, Temple foi passar as férias de verão no rancho de sua tia Ann(Catherine O’Hara), onde começou seu interesse pelo mundo animal. Ela se tornou fascinada pelo comportamento do gado, e em como eles mudavam com objetos a sua volta e até com os vaqueiros. Temple passou a viver todos os dias no meio do gado e compreender seus pensamentos.

O que a deixava mais intrigada era a máquina que apertava as vacas, para que os vaqueiros pudessem fazer a inseminação. Quando teve uma crise, Temple quis testar a máquina das vacas e imediatamente conseguiu se acalmar. A explicação vem da sensação de abraço que a máquina proporciona, já que como muitos pacientes de autismo, Temple não gostava de ser tocada por ninguém.
A máquina a acompanhou na faculdade, gerando muita polêmica na reitoria, até que depois de uma pesquisa entre os alunos ela conseguiu permanecer com o aparelho em seu quarto. Seus colegas costumavam zombar de Temple pois ela via as coisas de uma forma diferente. Ela pensa em imagens e as conecta. Algumas matérias na faculdade, como letras, é um martírio, pois ela não consegue assimilar a fonética corretamente. Apesar disso, Temple se formou com louvor e foi a oradora da formatura.
O filme, produzido pela HBO, narra a história dessa mulher batalhadora, que apesar de sua dificuldade se formou com méritos na faculdade e mais tarde se tornou PHD em Ciência Animal e escreveu vários livros ajudando a quebrar algumas barreiras sobre o Austimo.
temple grandin1 Muito prazer, eu sou Temple GrandinTemple Grandin tem 62 anos e nunca se casou. Hoje em dia ela dá aulas na Universidade do Colorado, onde vive atualmente. Suas invenções que ajudam a melhorar a vida do gado até o momento do abate são usadas em quase todas as fazendas de criação nos EUA.
O filme está concorrendo a 15 prêmios Emmy, incluindo Melhor Atriz paraClaire Danes e Melhor Filme para Televisão.
Temple Grandin é um exemplo de superação e como o maior dos problemas, pode se tornar seu aliado mais potente.




Um comentário:

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo