autismo e menstruação...como lidar??

30 junho 2014

Primeira menstruação já é algo bastante complexo para meninas de 11 anos lidarem,imaginem se além de ter só 11 anos a menina for autista??
É bem mais complicado para a cabecinha dela.
A 3 meses Khadija teve sua primeira menstruação  a conhecida MENARCA.
Foi bem tranquilo para nós duas.Percebi ela meio chorona e parecia com alguma dor ,um dia antes,mais como a mudança de humor com ela são normais não percebi que seria a chegada da menarca.
Pela manhã quando fui colocar ela no chuveiro percebi o que havia acontecido:
MINHA MENININHA VIROU UMA MOCINHA^^
Falei pra ela olhando nos olhos,que isso era menstruação e que teria que colocar um absorvente,ela olhou pra mim ,riu e falou NATURELLA,nesse momento caí na risada,pois ao contrário do que pensamos eles sabem o que acontece com eles.
Hoje ela usa direitinho o absorvente,nesse período ,acho melhor ela não ir a escola,pois pode se atrapalhar no banheiro,já que ela precisa de ajuda para se trocar.
Mamães de meninas autistas se preparem que vai acontecer com vocês também!!
Mais no fim tudo dá certo.
gostei dessas dicas sobre a menarca:

Menarca é a primeira menstruação de uma mulher, que acontece durante a adolescência, entre os 10 e os 15 anos de idade.
Após a primeira menstruação o corpo da mulher já está preparado para ter filhos, passando assim por intensas transformações biológicas, psicológicas e sociais.

Sintomas da Menarca

Assim como as outras menstruações, a menarca pode apresentar cólicas.

Duração da Menarca

A duração da primeira menstruação varia de mulher pra mulher, mas geralmente o fluxo é fraco e dura aproximadamente 3 dias. É comum o ciclo ser irregular no primeiro ano, a próxima menstruação pode acontecer  2 ou 3 meses após a menarca.

Mudanças Corporais após a menarca

A menarca é considerada um evento central da puberdade feminina, e marca o inicio de inúmeras mudanças corporais como o desenvolvimento das mamas, aumento de peso, desenvolvimento dos órgãos genitais , aparecimento de pêlos pubianos e nas axilas e aumento dos quadris.

Mudanças Psicológicas e sociais após a menarca

Após a menarca, a menina não é mais vista como uma criança e sim como uma jovem, na família e nos grupos sociais suas responsabilidades aumentam.
A grande produção de hormônios caracterizam essa fase com aparecimento de conflitos internos, de oscilações de humor e de impulsividade.
Beijos azuis a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo