autismo na novela amor a vida

06 agosto 2013



Bruna Linzmeyer levou a sério a preparação para interpretar a autista Linda em "Amor À Vida". A atriz afirmou que estudou durante nove meses para compor a menina especial, que na história é filha de Amadeu (Genézio de Barros) e Neide (Sandra Coverloni) e irmã de Daniel (Rodrigo Andrade) eLeila (Fernanda Machado).
"Visitei instituições, li muitos livros e assisti a muitos filmes, entrevistas, vídeos e palestras. Depois me reuni com o Genézio e a Sandra para os ensaios e houve um jogo de bola com o Maurinho [Mauro Mendonça Filho, diretor geral da trama], porque o tema é muito delicado", contou.
Bruna afirmou que uma de suas maiores inspirações para compor a personagem foi a canadense Carly Fleischmann, que é autista grave.
"Ela não fala. Aos dez anos, ela começou a se comunicar através do computador. É muito inteligente, sarcástica e irônica e ao mesmo tempo muito profunda ao falar sobre a condição dela", elogiou.
Não sou médica, não estudei anos e anos como muitos profissionais que conheci durante a minha pesquisa. Conheço o autismo há nove meses. Acho que eles terão sensibilidade para olhar e ver que apesar de eu ter uma sensibilidade e um engajamento para o tema, meu trabalho é de atriz
Bruna Linzmeyer, sobre críticas
Ciente de que sua atuação pode ser julgada por associações e grupos especializados em autismo, Bruna garantiu não temer as críticas dos especialistas.
"Não sou médica, não estudei anos e anos como muitos profissionais que conheci durante a minha pesquisa. Conheço o autismo há nove meses. Acho que eles terão sensibilidade para olhar e ver que apesar de eu ter uma sensibilidade e um engajamento para o tema, meu trabalho é de atriz", argumentou.
Embora o autismo seja um tema muito específico, Bruna admitiu que sobrou espaço para improviso em sua interpretação.
"Mas o improviso não existiria sem esse background de pesquisa. Fiz listas e listas de coisas que anotava no papel, no computador, no ipad, no iphone. Reuni tudo isso, coloquei em ordem e levei para os nossos ensaios. Sou uma pessoa organizada. Anotei as características dos olhos, da boca... E a dificuldade que eles têm de olhar nos olhos", lembrou.
Além da pesquisa que antecedeu o início das gravações da novela, Bruna afirmou que conta com um poderoso suporte.
"A gente está sendo apoiado por muitas pessoas, inclusive uma psicóloga. Para as coisas práticas, tenho auxílio de muita gente. Mas não na interpretação", explicou.
A atriz também falou sobre a relação de Linda com sua família. E adiantou que a pessoa com quem a menina se dá melhor é a mãe, Neide.
"A relação dela com a mãe é muito forte, profunda e afetuosa. O mesmo acontece com o pai, mas não tão direto. Ela também tem uma relação boa com o irmão. A única relação tensa da Linda é com a irmã, que não é uma pessoa muito paciente. E a Linda é uma menina que exige muita paciência, atenção e cuidado", contou.
fonte:uol
Bom..eu como mãe de autista ,tenho achado bem especial o desempenho da atriz,tem feito com realidade a condição de autismo da Linda.
Não gosto muito de ver novelas,mas as vezes me pego vendo alguns capítulos para ver a Linda.
Acho que é de suma importância que novelas e programas de televisão invistam neste tema pois ainda existe muito preconceito ai fora e também dentro das próprias casas onde alguns autistas vivem.
Que a sociedade possa encaram o autismo com mais leveza e vejam que ser autista não é o fim do mundo,que fim do mundo mesmo é o preconceito que alguns tem sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Bruna,
    O seu trabalho certamente já produziu grandes efeitos e sem dúvida há de contribuir muito para a discussão sobre esse delicado tema do autismo.
    Infelizmente, há pessoas que são influenciadas por opiniões de terceiros, e que julgam saber tudo sobre todas as coisas.
    Na verdade, nada sabemos. Importa sermos o que somos. Sermos pacientes e disciplinados. Ouvir - mais do que falar; dialogar, sentir, afagar... sobretudo amar!
    Ouvir o que o nosso Deus tem nos dito:
    “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. (1 Coríntios 13:1-2)”.
    Não por acaso, e talvez por isso, sua inteligência e simpatia tenha emprestado grande parte do seu precioso talento a uma interpretação desafiadora como esta que você nos presenteia todas as noites.
    Assim, se encararmos a novela como instrumento de entretenimento e educação, é possível concluir que você salvou a emissora que exibe a trama, uma vez que o apelo à sensualidade, da forma como se tem mostrado por ai, corre o perigo de levar à destruição muitos jovens, o que sem dúvida torcemos para que tal não aconteça.
    O amor e a compreensão. Esta é a fórmula de levarmos o mundo a uma compreensão dos nossos limites e responsabilidades.
    Talvez por isso, a razão de sofrermos com nossos fantasmas e nossas hipocrisias.
    Quando começarmos a olhar melhor para nos mesmos, então será possível enxergar um lado cada vez mais raro no ser humano: a solidariedade!
    Um abraço forte e um parabéns afetuoso pelo seu enorme trabalho.
    Robervaldo P Cavalcante
    Operador do Direito

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo