Dicas sobre como escovar os dentes de crianças autistas Escrito por Ashley Seehorn | Traduzido por Ana Rodrigues

08 setembro 2014

achei super legal esse texto.



O transtorno do espectro autista, mais conhecido simplesmente como autismo, é um complexo conjunto de doenças neurológicas que se manifesta em problemas de integração sensorial, atrasos de comunicação e prejuízos sociais. A sensibilidade -- ou insensibilidade -- extrema à estimulação é comum em indivíduos autistas, o que torna difícil para os cuidadores a abordagem das tarefas de higiene oral. Problemas de comunicação, incluindo a fala e os atrasos de linguagem, tornam a explicação do processo da escovação para as crianças com autismo muito difícil. No entanto, existem maneiras de tornar a tarefa mais fácil para os cuidadores.

Começando cedo

Para aliviar a ansiedade da criança em relação a escovação, pais e cuidadores devem iniciar o processo assim que a criança tiver seu primeiro dente. Como os indivíduos com autismo dependem fortemente da rotina, estabelecer a higiene dental como uma parte natural da rotina diária tornará a tarefa do cuidador muito mais fácil.

Reduzindo a ansiedade

Escolha um local tranquilo para a escovação, onde não tenha iluminação excessiva ou severa. Escovar em frente ao espelho do banheiro é útil para que as crianças aprendam o procedimento correto de escovação, mas reduzir a ansiedade é mais importante. Tente deixar a criança sentar-se no sofá ou em uma cadeira alta durante a escovação. Torne a experiência o mais agradável possível, incorporando músicas e brinquedos. Faça músicas para a escovação a partir de outras já conhecidas. Use brinquedos favoritos da criança para acalmá-la durante a escovação ou para demonstrar o processo.

Ferramentas

Se o seu filho resiste à escovação, tente mudar a escova de dentes ou o creme dental. Pastas dentais infantis são muitas vezes menos intensas no sabor do que os produtos para adultos. Experimente vários sabores para encontrar um que a criança possa tolerar. Se mesmo assim ela recusar o creme dental, a escovação somente com água é melhor do que não escovar. Use água morna para reduzir a sensibilidade. Uma escova de dentes macia é a melhor ferramenta para a escovação, no entanto, se a criança não pode tolerá-la, tente uma escova de forma diferente ou uma escova de dentes elétrica. Esponjas dentais ou um pedaço de gaze envolta em torno do dedo podem ser utilizadas, se necessário. O importante é fazer com que tantas bactérias dos dentes quanto possível sejam removidas e estabelecer uma rotina diária de higiene dental.

Análise de tarefas

A análise de tarefas é o processo de desmembramento de uma tarefa simples, como a escovação, em etapas componentes menores. Depois de ter identificado os passos, ensine à criança um passo de cada vez. Esse processo é conhecido como "encadeamento progressivo". Recompense a criança elogiando-o por cada passo que ela for capaz de realizar por conta própria. Os passos individuais para escovação podem incluir: pegar a escova de dentes; abrir a torneira; passar a escova de dentes sob a água; tirar a tampa da pasta de dente; colocar a tampa ao lado da pia; colocar creme dental na escova; escovar os dentes laterais, traseiros e frontais; cuspir a pasta de dentes; encher um copo com um pouco de água; lavar a boca; lavar a escova de dentes; desligar a água; colocar a tampa de volta para a pasta dental; e guardar a escova de dentes.

Sugestões de gravuras e histórias sociais

Tire fotos de si mesmo ou de seu filho durante cada etapa do processo de escovação listado na seção de análise da tarefa. Use essas imagens para contar a seu filho a história ou o processo de escovação. "Leia" essa história para ele todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo