texto interessante

23 outubro 2013



"Criticar pessoas, provocá-las, fazê-las de bobas ou enganá-las não faz pessoas com autismo rirem. O que nos faz sorrir por dentro é ver algo bonito, ou uma memória que nos faz rir. Isso geralmente acontece quando não tem ninguém nos vigiando. E à noite, sozinhos, nós damos risada debaixo do cobertor, ou caímos na gargalhada num quarto vazio... quando não precisamos pensar em outras pessoas ou em qualquer outra coisa, esta é a hora em que usamos nossas expressões naturais."

- Naoki Higashida, japonês, aos 13 anos quando escreveu este livro:
The Reason I Jump: The Inner Voice of a Thirteen Year Old Boy with Autism

Naoki escreve apontando caracteres numa tabela. Também é capaz de escrever no computador, mas acha muito distrativo. Neste livro, conta com uma incrível clareza como é viver com uma mente diferente. Revela-se bastante empático. Sobre pessoas que dizem que autistas gostam de ficar sozinhos, conta: "Quando ouço alguém dizendo o quanto eu prefiro ficar sozinho, isso me faz sentir desesperadamente solitário."

E quando perguntam por que parece que ele ignora as pessoas, ele diz que não nota que estão falando com ele se não usarem seu nome: "sinto-me culpado, não posso nem mesmo me desculpar [por causa das dificuldades linguísticas], então fico muito triste por não conseguir dar conta de uma relação humana adequada".

O exemplo de Naoki mostra que muitas pessoas autistas são ignoradas e tratadas como incapazes apenas por não conseguirem organizar um discurso articulado. Como na história de Jean-Dominique Bauby em "O escafandro e a borboleta", possuem uma mente saudável, racional e empática limitada por circunstâncias que fogem a seu controle.

Pensar que muitos como Naoki existem por aí mas não têm a sorte de receberem educação especial para ajudá-los a se expressar é imensamente preocupante.
fonte aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© O Maravilhoso Mundo de Khadija - 2017 | Todos os direitos reservados.
Base de: Laís Portal | Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo